Vereadora propõe alterar hino do município

Publicado em 28/08/2018 às 08:07 - Atualizado em 28/08/2018 às 08:12

A vereadora Rosa Rauber apresentou indicação na sessão de ontem, 27 de agosto, sugerindo ao Poder Executivo que seja dada nova redação ao hino municipal, além de torná-lo oficial por meio de uma lei.

Ela justificou que tendo em vista que algumas das estrofes do referido hino não estão mais adequadas à realidade do município, bem como por não haver legislação específica a respeito que confirme a atual redação como hino oficial.

Como exemplo, citou parte da estrofe “Holocausto sublime! Seus filhos, as crianças de olhos azuis”, já não é mais condizente com a realidade da população. Em pesquisa empírica, ela constatou serem pouquíssimos alunos com essa característica física.

Outra parte citada “E não teme os enxurros do mundo... Quem confessa sua fé de cristão” é visivelmente inconstitucional, haja vista, o Brasil ser um Estado laico (significa um país ou nação com uma posição neutra no campo religioso. Também conhecido como Estado secular, o Estado laico tem como princípio a imparcialidade em assuntos religiosos, não apoiando ou discriminando nenhuma religião).

Por fim, a vereadora Rosa reiterou ser necessário repensar e refazer um hino municipal e oficializá-lo, de forma adequada, não excluindo munícipes.