Câmara retoma trabalhos ordinários

Publicado em 19/02/2019 às 14:57 - Atualizado em 19/02/2019 às 14:58

Na última sexta-feira, 15, os vereadores da Câmara Municipal de Peritiba retornaram aos trabalhos ordinários, conforme dispõe o Regimento Interno. Além dos parlamentares em exercício, a sessão contou com a presença da prefeita municipal Neusa Klein Maraschini.

Nesta primeira sessão houve a entrada de cinco projetos de lei, a eleição dos membros das quatro comissões permanentes, a mensagem do Poder Executivo na abertura da sessão legislativa e a fala de vereadores diversos.

Em sua mensagem, Neusa saudou aos presentes e destacou os recursos devolvidos pela Câmara Municipal de Peritiba de mais de duzentos e sessenta e sete mil reais no ano anterior, que serão revertidos em prol do município. A prefeita ressaltou que 2018, por ser ano eleitoral, foi possível alguns poucos convênios, no entanto, o município tem mais cinco convênios assinados e liberados pela Caixa, aguardando pagamento, oriundos de emendas parlamentares, com expectativa de liberação a partir de março.

O trabalho nas secretarias em 2018 andou dentro das possibilidades. Um barracão foi construído e a empresa já está em funcionamento. Ela citou a boa reserva financeira ao final do exercício, com perspectivas de execução de projetos de investimentos para este ano.

Na secretaria de educação, destacou o material escolar entregue, a reforma da cozinha do Centro Educacional em andamento, a ampliação de uma sala na creche e o investimento em curso técnico e transporte ao SENAI, em parceria com o CRAS, para crianças de 12 a 17 anos. Na saúde a prefeita exaltou o convênio com o hospital, onde mais de 800 mil reais serão transferidos neste ano, com resultados visíveis, pois nosso hospital é referência.

Na Agricultura o grande projeto para 2019 é a realização da terceira Expo Peritiba, de 15 a 18 de agosto. O serviço de máquinas está focado em terraplanagens grandes, com investimentos de agricultores em ampliações, na manutenção e recuperação de estradas há uma demanda pendente do ano anterior, a qual está restringindo novos pedidos de serviços.

Na administração, a prefeita citou várias iniciativas, na habitação, na infraestrutura urbana, e o financiamento autorizado pelos vereadores. Citou a reposição salarial geral e mais 1,43% de aumento real, gostaria de aumentar mais, disse ela, mas é preciso cautela, além de haver o objetivo rever plano de cargos e salários do magistério e consequentemente todo estatuto.

A prefeita Neusa Klein Maraschini exaltou a continuidade da harmonia entre os poderes, apontando e questionando quando necessário, disse que impasses e diferenças ocorrem, afinal isso é democracia. Colocou toda equipe do Poder Executivo à disposição e desejou sucesso ao presidente Gilberto Maciel, finalizou informando à família Haupenhtal que se encontrava presente, que o município estaria focado no projeto de previsão de ampliação do perímetro urbano em alguns pontos, a ser enviado à Câmara Municipal de Peritiba em breve.

Na tribuna, vários vereadores deixaram sua mensagem de inicio de ano legislativo. A vereadora Cristiane Salete Hoffmann da Costa saudou os presentes e desejou boas vindas aos colegas e ao presidente, agradeceu por fazer parte da mesa mais uma vez, que os trabalhos continuem com discussão e acordo, pensando no bem comum e não pessoal, com discernimento para lembrar na real função do vereador, de desempenhar fielmente o mandato político atendendo o interesse público, ao ouvir o desejo do povo. Será sempre companheira da administração nos projetos de encontro à população.

O vereador Ozair Vieira de Brito saudou aos presentes e se reportou a eleição da Mesa, fato inédito de unanimidade, de bom entendimento, de respeito aos colegas. Falou do vexame da eleição no senado, e da renovação na assembleia Legislativa de santa Catarina. Em Brasília, foi triste e lamentável, pois generalizou e envergonhou a classe política. Citou os boatos de incorporação e extinção de municípios, destacou ser apenas conversas, jamais alguém fará isso. Ozair Vieira de Brito reforçou a necessidade de verificar de fato quais os municípios são deficitários.

O vereador Victor Antônio Bays saudou aos presentes e desejou bom trabalho ao presidente em conjunto com os vereadores, como foi nos anos anteriores com engajamento de vereadores e servidores, sempre trabalhando a favor de projetos em favor da população peritibense.

O vereador Gilberto Maciel agradeceu a confiança no seu nome para condução da câmara nos próximos dois anos, na continuidade de trabalhos, para ver o que o município precisa e nos projetos necessários para isso.